No passado mês de Abril resolvemos tirar um curso de alpinismo na Peña Ubina. O que nos motivou para um Curso de Alpinismo na Peña Ubina? Realmente as razões foram várias. Em primeiro lugar está a atracção que a montanha exerce sobre nós. É uma realidade inegável que sempre que empreendemos as nossas viagens elas acabam por ter percursos em montanha e nalguns casos actividades de alpinismo e tentativa de fazer cume, tal como aconteceu no Cotopaxi e no Toubkal.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Apesar de até agora todas as nossas actividades de alpinismo terem corrido muito bem, quer porque fizemos sempre cume, quer porque subimos e descemos sem qualquer tipo de problema, a verdade é que sempre dependemos de outros. Se no Cotopaxi, no Equador, o guia que nos acompanhou era fantástico e praticamente nos deu um curso de alpinismo in loco, no Toubkal, as coisas foram diferentes.
O guia que nos acompanhou em Marrocos era muito fraco e não percebia nada de montanha já que nem sabia colocar os crampons. Sendo assim, e para que não nos voltasse a acontecer o mesmo, decidimos tirar este Curso de Alpinismo na Peña Ubina. Quando se anda em Alta Montanha não devemos deixar a nossa vida nas mãos dos outros.
O Curso de Alpinismo na Peña Ubina foi mais duro em termos físicos do que estávamos à espera, o que nos levou a concluir que até aqui tínhamos subestimado a preparação física que necessitamos para andar em Alta Montanha.
A aproximação de cerca de duas horas, todos os dias, até aos colos para depois ascendermos ao cume das montanhas da Peña Ubina, deixava-nos já sem fôlego. Dos colos ao cume da Peña Ubina, o percurso levava-nos por arestas de rocha, cornijas, lanços mais ou menos perigosos onde aprendemos a progredir utilizando as ancoragens naturais e as ancoragens no gelo da Peña Ubina. É essencial este Curso de Alpinismo na Peña Ubina.
Porque o alpinismo é uma actividade desportiva de risco, começamos por aprender a cair e a fazer auto-resgate e protecção na Peña Ubina. Essas técnicas são essenciais, quer para nos dar segurança no terreno, quer para em caso de acidente estarmos preparados para responder.
A progressão em Alta Montanha é extremamente gratificante já que nos acompanham paisagens belíssimas e quase exclusivas na Peña Ubina. Fora dos percursos turísticos da Penã Ubina atravessam-se nevados e vales glaciares rodeados por paredes rochosas, circos glaciares e horns.
A ascensão ao cume na Peña Ubina segue frequentemente os corredores de neve, locais mais fáceis de progredir mas onde a atenção tem que ser acrescida já que são locais preferenciais para a ocorrência de avalanches. Sempre que parávamos e olhava à minha volta deliciava-me com a morfologia da Peña Ubina. A paisagem da Alta Montanha é fenomenal e a Peña Ubina não é excepção.
Ao final da tarde, quando regressávamos ao refúgio da Peña Ubina, havia tempo para convívio, brincadeiras, conversas (mais ou menos sérias), dormir, comer ou simplesmente descansar. No outro dia na Peña Ubina, seguia-se um novo cume na Peña Ubina. Começamos por subir, pela aresta sul, à Peña Ubina. Esta foi a nossa primeira actividade. No segundo dia, subimos aos Los Fontanos e no terceiro dia à Ubina Pequena. Todas estas montanhas tinham características de progressão diferentes e penso que esse era o objectivo na Peña Ubina – tornar-nos aptos para progredirmos em diferentes tipos de terreno. Se na primeira ascensão da Peña Ubina contamos com a presença de nevoeiro que não nos deixou ver as vertentes vertiginosas da aresta sul, nos outros dias fomos agraciados pelo sol e óptima visibilidade na Peña Ubina.
Embarcamos nesta aventura do Curso de Alpinismo na Peña Ubina com os Espaços Naturais, uma empresa do Porto do Pedro Guedes, e não nos arrependemos em qualquer momento. O Curso de Alpinismo na Peña Ubina foi altamente intenso, tal como se pretende, e desenvolvido com grande profissionalismo e camaradagem. No nosso grupo da Peña Ubina contávamos com vários amigos. Conhecemos muitas pessoas novas na Peña Ubina mas entre todos havia um denominador comum: o gosto pela montanha. Um curso da Peña Ubina é decisivo e fulcral para quem gosta de estar em segurança na montanha e quer ir mais longe… quem sabe aos verdadeiros ambientes glaciares!
Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.
Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o Discover Cars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão.
Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. .
manuel ponte says:
muito bom!!
continuação de boas viagens!
abraço montanheiro!
manuel ponte