
Os trilhos do Gerês estão possivelmente entre os mais belos do nosso Portugal, não haja dúvidas. Contudo, fazer trilhos no Gerês não é tão fácil quanto possa parecer, e não são raras as vezes que há pessoas a perderem-se na Serra do Gerês. A Serra do Gerês é um paraíso para fazer trilhos do Gerês mas há que ter muito cuidado e cumprir todas as regras de segurança e do ICNF.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Antes de se iniciar nos trilhos do Gerês convém que saiba que a Serra do Gerês tem trilhos com diferentes graus de dificuldade e diferentes níveis de sinalização. A Serra do Gerês está também incluída dentro do PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês. Sendo assim, precisa de certificar-se se os trilhos do Gerês que vai fazer são legais ou não.
Aqueles que são amantes de natureza e pretendam deslocar-se à serra para fazer alguns trilhos no Gerês quase precisam de tirar um doutoramento em legislação.
Informação organizada e acessível sobre os trilhos do Gerês é escassa, por isso, a primeira coisa que tem de fazer é procurar essa informação. Nós tivemos muita dificuldade em encontrar informação sobre os trilhos do Gerês e, acima de tudo, percebê-la. Sendo assim, partilhamos aqui consigo algumas das dificuldades que vai ter nos trilhos do Gerês e como contorná-las.
Veja este nosso artigo aqui no blogue para saber o que ver e fazer quando visitar o Gerês
O Parque Nacional Peneda Gerês é composto por duas zonas distintas, uma Área de Ambiente Natural e uma Área de Ambiente Rural. Estas áreas estão consagradas no Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda Gerês. Sendo assim, tentamos sintetizar aqui essa informação sobre os trilhos do Gerês. Não encontrámos informação sintetizada sobre os trilhos do Gerês e de leitura fácil em nenhum local oficial.
Os trilhos do Gerês que são feitos na Zona de Protecção Total carecem de autorização prévia do ICNF. Esta autorização tem que ser pedida com um mínimo de 10 dias de antecedência (segundo informação de um funcionário do ICNF na Vila do Gerês). É o caso do Trilho dos Carris que segue pelo vale do Rio Homem até à Mina dos Carris. Para pedir esta autorização para este trilho terá de enviar um email para pnpg@icnf.pt e tem de cumprir algumas regras:
As Zonas de Protecção Total de Tipo I, como é o caso do Trilho de Pé de Cabril, não carecem de autorização desde que sejam feitas por grupos com menos de 10 pessoas. Se os trilhos do Gerês forem feitos por grupos maiores, carecem do mesmo tipo de autorização que as anteriores. Nas Zonas de Protecção Total de Tipo II os trilhos carecem de autorização quando forem feitos por grupos com mais do que 15 pessoas.
Porém a maior dificuldade quando se visita a serra, e se pretende fazer trilhos no Gerês, é ter acesso a estas informações e saber se os lugares que vai passar num dos trilhos ficam dentro de uma zona específica. Esta informação não está disponível em brochuras gratuitas no PNPG, ou sequer nos postos de turismo.
As áreas incluídas dentro das Zonas de Protecção Total são:

Perder-se nos trilhos, tendo tudo isto em atenção, é um acto comum, infelizmente, e isso não se deve apenas à desorientação do visitante, mas à falta de orientação, nomeadamente no acesso à informação sobre trilhos do Gerês.
Para a serra se tornar um destino mais seguro para todos, esta informação sobre os trilhos do Gerês tem de estar disponível e acessível online, nos postos de turismo e no terreno. Só assim fará sentido este tipo de preservação para todos. Esperemos e acreditemos que muito brevemente tal possa acontecer.
NOTA SOBRE OS TRILHOS DO GERÊS – Tirando a Grande Rota – GR50 que está bem sinalizada e com um site oficial cuidado e com boa informação, todos os outros trilhos do Gerês apresentam problemas de sinalização, cartografia, etc.
A IATI tem um seguro que é especial para viagens trilhos em Portugal e ideal para fazer trilhos do Gerês. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui!

Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de pelo menos 5% de desconto.
Tenha em atenção as características da terreno, a informação disponível, a cartografia existente e a forma de actuação das entidades competentes. Se for amante de Turismo de Natureza e de trilhos, o mais sensato é realizar um dos percursos que partilhamos abaixo.
Estes trilhos do Gerês são todos percursos de um dia, relativamente bem marcados (cada caso será explicado com mais detalhe em artigos próprios) e que não carecem de autorização prévia. Só faça trilhos do Gerês que carecem de autorização prévia na Serra do Gerês se já tiver muita experiência naquele terreno.
Para quem vai visitar a Serra do Gerês em cerca de 10 dias, não há necessidade de explorar locais mais inacessíveis nos trilhos do Gerês, pelo menos antes de sentir a forma de funcionamento do PNPG. Em caso algum pode fazer fogo no interior do PNPG quando fizer trilhos do Gerês. Traga consigo tudo o que leva. Não deixe lixo no PNPG nem em lado nenhum nos trilhos do Gerês. Veja este nosso artigo sobre as REGRAS NOS TRILHOS!
Gostaríamos que soubesse que a Serra do Gerês, assim como muitas outras, recebe imensos visitantes sem experiência em montanha. Se esse for o seu caso, não comece a explorar os trilhos do Gerês pelos mais difíceis.
A serra tem trilhos do Gerês fáceis e lindos e, para quem tem pouca experiência, são a melhor forma de conhecer a serra. Conheça-se a si mesmo antes de conhecer a montanha. Só assim trará boas experiências consigo dos trilhos do Gerês. Respeite as regras de segurança nos trilhos do Gerês, não faça lixo, não destrua os ambientes naturais e rurais e explore a paisagem. Sairemos todos a ganhar certamente.
TRILHO FÁCIL – O trilho de Pitões das Júnias é um belo trilho rural e de montanha que nos permite explorar a Cascata de Pitões das Júnias. Para além disso tem miradouros da cascata e o mosteiro beneditino de Santa Maria das Júnias. O trilho é curto, circular e ao longo do seu trajecto tem paisagens incríveis e até um passadiço (já recuperado em Agosto de 2020).
TRILHO FÁCIL (versão ida e volta pelo mesmo local) TRILHO MODERADO OU DIFÍCIL (versão do Trilho dos Poços Verdes). O trilho das 7 Lagoas do Xertelo no Gerês é um dos nossos trilhos do Gerês preferidos na serra. É um trilho lindo que nos leva desde a aldeia do Xertelo, por um trilho circular, até a um conjunto de várias lagoas (mais de 7) designadas pela população local por Poços Verdes. Pelo caminho permite ver o fojo de lobos, moinhos e até silhas de ursos. Este é um dos trilhos mais completos e bonitos da Serra do Gerês.
TRILHO MODERADO – Este é outro dos trilhos do Gerês mais belos e obrigatórios. O trilho pode ser linear mas pode também ser feito de forma circular (mais bonito ainda). O trilho tem início no miradouro das Rocas ou nas Cascatas do Arado e permite visitar um dos lugares mais incríveis da Serra do Gerês. Esse lugar é o Poço Azul, passando por currais, fontes, cascatas e miradouros. É uma dos mais belos trilhos do Gerês.
TRILHO FÁCIL – O trilho da Preguiça foi um dos primeiros que fizemos na Serra do Gerês na nossa mais recente visita aos trilhos do Gerês. O trilho é curto, cerca de 5 km, mas desengane-se quem acha que não vale a pena. É um trilho excelente para visitar algumas das mais belas cascatas do Gerês, miradouros, currais e merece bem uma visita.
TRILHO MODERADO OU DIFÍCIL – O trilho da Cidade da Calcedónia, como é designado, tem uma grande estrela, a fenda da Calcedónia. Para além das vistas fantásticas ao longo do trilho, a passagem da fenda da Calcedónia é um dos seus ex-libris (não é obrigatório fazê-lo porque o trilho contorna a fenda, mas é espectacular para quem gosta de aventuras nos trilhos do Gerês).
Nós já fizemos este trilho três vezes, a primeira há seguramente mais de 15 anos por isso o mapa que tínhamos do trilho ainda era o antigo. Não é um trilho fácil para pessoas pouco experientes mas vale bem a pena. O trilho passa pelas ruínas de um antigo povoado da idade do Ferro, a Cidade da Calcedónia. O trilho tem 7 km e começa em Covide, no lugar do Calvário.
TRILHO FÁCIL OU MODERADO – O trilho da Águia do sarilhão é um trilho de cerca de 9 km na Serra do Gerês, circular, com início e final no Campo do Gerês. O trilho é muito bonito e fácil, permitindo acompanhar parcialmente a albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas. Pode ainda dar uns mergulhos numa praia da albufeira, fazer parte da Geira Romana e ainda apreciar a tradição rural da Serra do Gerês.
TRILHO FÁCIL – O trilho da Geira Romana já fica fora da Serra do Gerês mas é um excelente trilho para quem gosta de história e apreciar a vida rural no sopé da serra. É um dos trilhos do Gerês mais fáceis e adequados para crianças.
TRILHO MODERADO OU DIFÍCIL – O trilho dos Miradouros é um trilho circular maravilhoso para todos aqueles que, tal como nós, gostam de ter vistas panorâmicas de encher o olho nos trilhos do Gerês. O trilho começa na Vila do Gerês e ao longo de 10 km, de subidas e descidas. Este trilho do Gerês permite conhecer os melhores miradouros da margem direita do rio Gerês, nomeadamente o miradouro da Fraga Negra, o miradouro da Boneca, os Mirantes Velho e Novo, o miradouro do Penedo da Freira, assim como tantos outros locais sem nome. O trilho tem um ganho de altitude elevado, mais de 500 metros, por terreno rochoso e acidentado pelo que o seu grau de dificuldade é moderado/alto. É um dos melhores trilhos do Gerês.
TRILHO MODERADO – O trilho do Sobreiral da Ermida é um dos mais longos e interessantes que pode fazer no Gerês. O trilho é muito interessante e, se começar cedo, pode, ao longo do seu percurso visitar imensas atracções. As mais icónicas são as Cascatas do Arado, a Cascata Tahiti, as piscinas naturais de Fafião, etc.
TRILHO MODERADO OU DIFÍCIL – Este é um trilho magnífico e muito pouco realizado, estranhamente, na Serra do Gerês. Pode ser começado nas piscinas naturais de Fafião, subindo depois em direcção a um conjunto de locais magníficos como o Fojo do Lobo, o miradouro de Fafião, os lagares de azeite, etc, sempre com vistas panorâmicas e magníficas sobre o vale. O trilho tem cerca de 14 km e é um dos mais belos trilhos do Gerês.
Há imensas opções de alojamento na serra quando fizer os trilhos do Gerês, desde casas de granito nas aldeias, até hotéis de luxo nas vilas, ideias para se alojar quando for fazer trilhos do Gerês.
A Serra divide-se nas suas zonas oeste, onde se encontram a albufeira de Vilarinho das Furnas, a aldeia de Campo do Gerês e a vila das Termas do Gerês, e leste, onde se encontram a albufeira de Paradela e a aldeia de Pitões das Júnias.
Como o nosso principal objectivo ao visitar a Serra do Gerês era fazer trilhos, precisávamos de acordar cedo e estar perto do início dos trilhos do Gerês, e assim privilegiámos ficar alojados dentro do Parque Nacional. No entanto, fora da área do Parque Nacional, há excelentes opções suficientemente perto para serem consideradas quando fizer os trilhos do Gerês. Ficam então aqui as nossas sugestões sobre onde dormir na Serra do Gerês.
A vila de Termas do Gerês é a localidade mais central na região do Gerês, e é quase inevitável ficar ali alojado. Isto permite-lhe estar perto de muitos lugares de interesse e do início de vários trilhos. Há várias opções possíveis, todas de boa qualidade.
Pode reservar aqui a sua estadia no Gerês Village Apartment.
Mas há outras excelentes opções na vila das Termas do Gerês. Pode escolher entre:
O Campo do Gerês é uma das principais aldeias do Gerês e está localizada no extremo oeste da Serra do Gerês, perto da Albufeira de Vilarinho das Furnas, a 15 km da sede do concelho (Terras de Bouro). Ficar ali alojado é uma boa opção se for fazer o trilho da Fenda da Calcedónia ou o trilho da Águia do Sarilhão. No Campo do Gerês poderá escolher entre:
NOTA: A caminho do Campo do Gerês, pode também ficar alojado perto do Santuário de São Bento da Porta Aberta, na freguesia de Rio Caldo, o segundo santuário mais popular em Portugal, a seguir ao de Fátima. A opção mais clássica é o Hotel São Bento da Porta Aberta. Mas também pode optar pela Casa São Bernardo de Claraval, ou ainda a Quinta do Caneiro.
Terras de Bouro é a sede do concelho que abarca grande parte da área da Serra do Gerês (em conjunto com o município de Montalegre). Está localizada a poucos quilómetros da entrada do Parque Nacional. É possível ficar alojado no centro da vila, mas há poucas opções. Fora do centro, em particular mais para norte (e mais perto do Parque) há várias opções de qualidade. Assim, na zona de Terras de Bouro poderá escolher entre:
NOTA: Fora da área do Parque Nacional, na margem sul do Rio Cávado, há duas excelentes opções. A Pousadela Village, perto da zona oeste da Serra do Gerês, e o Hotel Rural Misarela, perto da zona leste da Serra do Gerês. Ambos são destinos para aqueles que procuram mais conforto e exclusividade, com vistas para a serra a partir de uma piscina infinita.
Se procura belos alojamentos em Portugal e no mundo, veja esta nossa selecção.
Veja os nossos artigos sobre a Serra do Gerês

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.
Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o Discover Cars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão.
Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. .
JOANA SARAIVA says:
Obrigada pela vossa partilha, valeu-me uma maravilhosa temporada no Gerês! Parabéns pelo fantástico trabalho.
Carla Mota says:
Que bom, Joana! Fico mesmo contente que tenhas adorado os trilhos do Gerês. Obrigada pelo teu feedback.
Jorge Maia Marques says:
Obrigado pelo artigo…está a dar jeito para planear! 😀
Carla Mota says:
Obrigada pela atenção. Aposto que vai adorar visitar o Gerês.
Alexandra says:
Olá! Gostei muito do seu artigo, muito util e interessante para mim. Contudo tenho uma duvida… que trilhos aconselha (se é que há algum) para fazer com pessoas mais idosas? Obrigada!
Carla Mota says:
Com idosos os mesmo que com crianças. São os mais fáceis. Mas isso também depende dos idosos, claro.