Infelizmente durante a nossa primeira viagem a Marrocos visitámos Casablanca mas com muito pouco tempo. Casablanca é uma bela cidade e merecia termos perdido mais tempo em Casablanca mas a verdade é que não tínhamos. Assim, visitámos muito pouco em Casablanca.

CONTEÚDOS DO ARTIGO
De manhã vimos Volubilis, as ruínas romanas mais imponentes de Marrocos, e depois de três horas de comboio estávamos em frente a mesquita de Casablanca, e mesmo à hora da oração. O edifício em Casablanca realmente impressiona pela sua grandeza e pelas comodidades do seu interior, as quais não pudemos verificar in loco, pois a entrada na mesquita de Casablanca é interdita a não muçulmanos. Está claro que a Carla ainda tentou ludibriar a segurança da mesquita de Casablanca mas, apesar de não ser loura e de estar coberta com um lenço, a verdade é que dá um bocado nas vistas.

Casablanca é uma cidade comercial e industrial, com poucas atracções turisticas mas ainda assim com uma bela parte histórica. A principal atracção da cidade é a mesquita de Hassan II, construída entre 1980 e 1993, e a terceira maior do Mundo.
Situada mesmo junto ao mar, a mesquita de Casablanca está num promontório rochoso junto a baía e tem uma área superior a de Notre Dame ou a basílica de S. Pedro. O minarete da Mesquita de Casablanca tem 210 m de altura, sendo o edifício mais alto do país. Com estes atributos, não foi difícil nos convencer que Casablanca era merecedora de uma visita.

Mas como a cidade de Casablanca propriamente dita não tivemos tempo de visitar, resolvemos parar em Casablanca só de passagem, na viagem entre Meknes e Marrakech.
Na Mesquita de Casablanca impressiona a vitalidade que esta religião demonstra ter, e que se manifesta na dedicação e fervor dos seus crentes. A Carla deliciou-se a tirar fotografias aos fieis exóticos em Casablanca enquanto eu observava a baía da cidade de Casablanca e ao mesmo tempo me interrogava o que aconteceu ao espírito do povo português. Há 500 anos enviamos centenas de barcos e milhares de homens para derrotar os piratas que dominavam esta zona da costa, fortificamos esta cidade e baptizámo-la Casa Branca, só a deixando no sec. XVIII. O que aconteceu de lá para cá? Porque somos agora um povo derrotista, cabisbaixo e saudosista? Os historiadores lá terão as suas respostas, mas sinto-me triste por os portugueses serem reconhecidos apenas pelos feitos dos seus longínquos antepassados ou pelos chutos na bola de um tal Cristiano.

Um marroquino em Casablanca, depois de eu lhe dizer que era português, respondeu-me “Teso… Portugal e Marrocos, dois tesos”. Até doí. Filosofias à parte, despedimo-nos de Casablanca e, à conta dos atrasos dos comboios marroquinos em Casablanca, acabamos por passar mais tempo na estação de Casablanca do que na cidade em si. Já passava das onze da noite quando chegamos a Marrakech, cansados mas tendo visto o que queríamos ver, inclusive em Casablanca.
Marrocos não faz parte integrante da União Europeia, sendo assim, é altamente recomendável fazer seguro de viagem para viajar em Marrocos, já que o Cartão Europeu de Saúde não funciona. Nós fizemos o seguro de viagem da IATI ESTRELA, pelo qual pagamos 57€, para os dois, para 14 dias. Faça também o seu seguro com 5% de desconto usando este link.
Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.
Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o Discover Cars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão.
Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. .
chris gomes says:
Peço desculpas de antemão e não precisa publicar este comentário. Mas de que tipo de “feitos” de Portugal vc tem orgulho? Explorar e espoliar outras nações? Tráfico de humanos escravizados? Colonialismo exterminador? Você é físico, ela geógrafa…não é possível que utilizem o argumento de “pirataria da costa”. Não conhecem a própria história de vosso país? Não acham ofensivas às civilizações colonizadas brutalmente estas referências?
Obrigada por tirar um tempo para ler meus questionamentos. Não quero prejudicar seu trabalho. Só apelo para que reflita um pouco sobre estas questões.