Já sonhou em visitar Dubrovnik? Nós também e por isso lançamos-nos para os Balcãs e colocamos Dubrovnik no nosso roteiro. No nosso périplo pelos Balcãs, depois da Bósnia, iríamos entrar na Croácia. O nosso objectivo nesta viagem era cobrir o máximo possível dos Balcãs, para ficarmos com uma ideia geral desta região tão rica em história, sem termos tempo de explorar a fundo qualquer um dos países visitados. Sendo assim, visitar Dubrovnik seria a única localidade que faríamos na Croácia nesta viagem. Fica com certeza para outra altura voltarmos a Dubrovnik e a este país, a Croácia. E voltamos, voltamos 4 anos mais tarde para uma viagem de duas semanas pela Croácia.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Visitar Dubrovnik é, de forma simples, conhecer uma das cidades mais bonitas do mundo. Claro que, quando nos referimos a Dubrovnik, nos estamos a referir ao núcleo histórico, muralhado, que faz parte agora de uma malha urbana mais extensa.

Reserve os seus voos com a Skyscanner. Compare os preços e garanta os melhores voos e as melhores tarifas o mais rapidamente possível. No que toca à compra de voos, tempo é dinheiro.
No entanto, quando ainda hoje se entra pela Porta Pile de Dubrovnik (em grego, “pile” significa “porta”), atravessando a ponte levadiça de madeira, sob o olhar atento da estátua de São Brás (o santo padroeiro da cidade), parece que estamos a entrar num mundo diferente, numa viagem ao passado. De tal forma que Dubrovnik é palco de filmes e séries de TV, como a afamada “Guerra dos Tronos”.
A Dubrovnik medieval, depois de se libertar de Veneza, tornou-se uma potência marítima, sendo o Mediterrâneo uma plataforma para as trocas comerciais entre o ocidente e o oriente. Mas com o estabelecimento de novas rotas comerciais, nomeadamente por terra, e finalmente com a conquista por Napoleão, Dubrovnik entrou em declínio.
Mas, hoje, passada a Guerra dos Balcãs, e conseguida a independência da Croácia, Dubrovnik está a afirmar-se como um dos principais destinos turísticos europeus, onde se encontram ricos e pobres, brancos e negros, ocidentais e orientais, homens e mulheres, mas todos com uma característica em comum: ninguém, depois de visitar Dubrovnik, não deixa de se maravilhar com a “Pérola do Adriático”.

Alugue carro usando o Discover Cars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Não se esqueça, sempre com seguro contra todos os riscos. Não facilite.
Visitar Dubrovnik continua a ser um dos pontos altos de qualquer viagem pela Europa, e nós não podíamos deixar de o fazer nesta nossa ronda pelos Balcãs e ficámos apaixonados como todos os que a visitam. Ficam então aqui as nossas sugestões de como explorar Dubrovnik, não deixando nenhum recanto por conhecer quando visitar Dubrovnik.
Dormirmos em Dubrovnik, num boutique aparthotel maravilhoso boutique aparthotel maravilhoso custou cerca de 70€/noite mas achamos que valeu a pena. Tínhamos uma varanda maravilhosa para almoçar e beber um copo antes de dormir. Marcamos com muita antecedência no booking no link acima. É na parte velha, a 30 passos da praça principal da cidade, a torre do relógio. É maravilhoso para aproveitar a noite na cidade. Não tem preço, acreditem. É altamente recomendado ficar alojado no centro histórico. Se procura alojamento mais barato, também na Cidade Velha, experimente o Hostel Angelina Old Town.

Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Outras opções de alojamento no interior da cidade velha de Dubrovnik são:
Fora da cidade velha, mas a uma distância curta, há alojamentos mais baratos. Podem ser boas opções:

Se não tem tempo de visitar de forma independente, marque um tour.
Pode visitar vários locais e fazer diversas excursões a partir de Dubrovnik. Os mais populares são:
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro da Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Pode fazer o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de pelo menos 5% de desconto.
Pode fazer um excursão guiada a pé pela cidade velha de Dubrovnik (marque aqui) ou ainda incluir neste tour guiado a visita às muralhas de Dubrovnik (marque aqui).

Para levantar dinheiro em viagem sem taxas usamos o cartão WISE. Pode pedir aqui. Usamos também um cartão N26 para o mesmo efeito, pelo que poderá pedir também aqui. Usamos dois cartões diferentes para ter mais dinheiro disponível sem pagamento de taxas.
Fora das muralhas da cidade de Dubrovnik, esta Fortaleza imponente tem paredes que caem directamente para o mar. De lá tem-se uma das melhores vistas para a cidade muralhada. (O bilhete para caminhar nas muralhas dá acesso a esta fortaleza). É um dos lugares obrigatórios quando visitar Dubrovnik.
É desde há muito a principal entrada da cidade muralhada de Dubrovnik, e era fechada com pompa e circunstância ao final do dia. Agora é por onde todos os turistas invariavelmente entram em Dubrovnik.
Um dos pontos altos quando visitar Dubrovnik é, sem sombra de dúvidas, caminhar nas suas muralhas, originalmente do século IX, mas muito fortificadas no século XV para defender a cidade do avanço turco. Pode sair por uma das três portas, ir à cidade de Dubrovnik, e voltar a entrar. A perspectiva da cidade de Dubrovnik a partir das muralhas é inesquecível.
Símbolo da inexpugnabilidade das muralhas de Dubrovnik, a Torre de Minceta é o seu ponto mais alto e, para além da sua robustez, tem um traço arquitectural harmonioso. É possível subir e ter acesso a uma das melhores vistas da cidade de Dubrovnik. É um dos lugares obrigatórios quando visitar Dubrovnik.

Pode adquirir os nossos guias de viagem na VEV Travel Store e assim ter a certeza que tem as nossas melhores dicas.
Stradun (ou Placa) é a principal via da cidade de Dubrovnik, indo desde a Porta Pile até à Praça Luzla e à Torre do Relógio. É o coração de Dubrovnik, estando agora cheia de lojas e restaurantes, mas mantendo a traça original dos edifícios.
Logo depois de entrar pela Porta Pile, encontrará, à sua direita a Fonte Onofrio, a fonte que fornecia água aos habitantes de Dubrovnik, muito danificada no terramoto de 1667, mas mantendo uma beleza austera.
Em frente da Fonte Onofrio, encontra-se o Mosteiro Franciscano de Dubrovnik, com um bonito claustro e uma das mais antigas farmácias da Europa (a funcionar desde 1391).
Ao lado do mosteiro a que pertence, a Igreja de São Francisco é uma das mais bonitas da cidade de Dubrovnik.
No fim da rua Stradun, fica a Praça de Luža, onde as principais festividades da cidade começavam. Hoje não é diferente e, no final de 2018, lá estava montado um palco para os concertos de fim de ano. À volta desta praça, encontram-se alguns dos mais belos edifícios da cidade de Dubrovnik.
Construída em 1444, alinhada com o fim de Stradun, começou a inclinar-se devido a terramotos e, em 1929, foi demolida e construída uma nova, mas mantendo a traça original.
Esta igreja é dedicada ao santo padroeiro da cidade de Dubrovnik, e foi construída onde se encontrava uma antiga igreja românica, destruída pelo terramoto de 1667.
Na Praça de Luža, encontra-se esta estátua, com a figura de um cavaleiro e com uma estrutura no topo da qual se fariam anúncios.
Já foi centro de comércio, arsenal da cidade, e local encontro de intelectuais de Dubrovnik. É lá que fica agora o arquivo da cidade de Dubrovnik.
Palácio com várias influências e estilos de arquitectura, é o mais rico da cidade. No seu interior realizam-se concertos, especialmente durante o Festival de Verão de Dubrovnik.
É a igreja mais importante de Dubrovnik, guardando o tesouro da cidade, além de importantes obras de arte.
Esta bela escadaria barroca dá acesso à Ulica Uz Jezuite. É um dos locais mais fotogénicos de Dubrovnik, e imperdível quando visitar Dubrovnik. Os fãs da série de TV “Guerra dos Tronos” reconhecerão o local instantaneamente.
No cimo de uma escadaria jesuíta, encontra-se a igreja mais imponente de Dubrovnik, com um interior ricamente decorado.
É a porta da cidade que dá acesso ao porto antigo, e ao Forte Revelin, uma das defesas da cidade.
Antes de chegar à Porta Ploce, encontra-se o Mosteiro Dominicano, encaixando com as muralhas como parte do complexo defensivo da cidade. No seu interior encontra-se um museu com pinturas dos séculos XV e XVI.
Entre os Fortes de São João e de São Lucas, encontra-se o Porto antigo de Dubrovnik, de onde saem os ferries para a Ilha de Lokrum, e onde se encontra uma marina.
O Forte de São João é um dos símbolos da defesa da cidade, pois era dali que se protegia o lado sul do porto, enquanto que o lado norte era protegido pelo Forte de São Lucas. Os dois eram ligados por uma enorme corrente para impedir a entrada de barcos no porto.
A ilha que se encontra em frente a Dubrovnik pertenceu durante muitos anos a uma ordem beneditina. Mas em 1798 a República vendeu a ilha, e os monges lançaram uma maldição que terá trazido má sorte aos sucessivos donos da ilha, mas os que a visitam saem incólumes e impressionados com a sua beleza.
Um dos prazeres quando visitar Dubrovnik é perder-se nas ruelas da cidade (não se preocupe, voltará a encontrar-se muito rapidamente), encontrar um recanto pouco frequentado e sentir que viajou no tempo. As ruelas a norte de Stradun são particularmente encantadoras.

Usamos dois eSIM em viagem para aceder à internet. Se usar este link, poderá pedir o seu eSIM da Airalo. Usamos também o eSIM da Holafly quando vamos estar muito tempo num destino. Se usar este link, poderá pedir o seu Holafly aqui.
Não deixe de experimentar comer numa das muitas barraquinhas de comida, e prove algumas guloseimas que, mesmo que não sejam de origem croata, irão fazer as suas delícias.
O teleférico de Dubrovnik permite ter acesso a uma panorâmica única da cidade e da sua envolvência com o mar. É uma opção imperdível quando visitar Dubrovnik.

Não facilite, compre os seus bilhetes de entrada antecipadamente e não corra o risco de não visitar este local.
Este museu, fechado entre Novembro e Março, tem uma exposição permanente sobre a Guerra dos Balcãs e exposições temporárias de fotojornalistas de renome.
Ao final do dia, deverá escolher um bom local para ver o pôr-do-sol em Dubrovnik. Aconselhamos as esplanada nas muralhas, nomeadamente o Bard Mala Buža. Sente-se, tome uma bebida e desfrute.
Entre a cidade muralhada e e o Forte de Lovrijenak fica uma área de onde partem alguns dos barcos pequenos de recreio para passeios na baía. É um lugar encantador e que vale a pena espreitar.
Os restaurantes no interior da muralha não são propriamente baratos mas jantar numa esplanada, nas ruas empedradas é uma experiência inolvidável. Requinte e muito glamour para uma noite especial.
Os amantes de Game of Thrones vão sentir-se a desfilar nos cenários da série. Escadarias, igrejas, ruelas, palácios e até tronos. Se é fã, não deixe de ver o nosso artigo de viagem em Dubrovnik criado especialmente para fãs.

Pode comprar os seus bilhetes de comboio e de autocarro neste site e pois é de confiança e o mesmo que usamos para nós.
Balcãs | Dubrovnik | Kotor | Skopje | Kosovo | Guerra da Jugoslávia | Macedónia do Norte | Tirana | Albânia | Roteiro para fãs da Guerra dos Tronos | Montenegro | Bósnia Herzegovina | Sarajevo | Belgrado
Se está a pensar viajar nos Balcãs não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.
Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o Discover Cars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão.
Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. .
TATIANA BRITTO says:
Estou adorando as dicas e todas as informações que compartilham!! Gostaria muito de visitar os países dos Balcãs mas, no inverno (fev/2020), valeria à pena, dá para passear pelas cidades ou o frio e intenso?!
Carla Mota says:
Nós fizemos no Inverno e foi tranquilo. Gostamos muito.
Vicente says:
Olá! Muitos parabéns pelo vosso blog: já vos sigo há algum tempo e a qualidade e precisão da informação é, sem dúvida, a vossa imagem de marca. Relativamente à este roteiro tenho apenas uma questão: partindo do Porto têm alguma sugestão de voos (a mais económica, claro) mesmo que envolva outra cidade “de ligação”?
Helena Poejo says:
Visitei em 2006 a Croácia. Entrei pela fronteira junto à Eslovénia na Istria, fui descobrindo a sua beleza, deparei-me com lugares únicos, o tempo esgotou-se e apenas consegui chegar a Split…Vou voltar, disso estou certa, a Croácia surpreendeu e encheu a alma.. Dubrovnik está na lista… obg pela partilha.
Carla Mota says:
A primeira vez que fui à Croácia também foi assim! E pelo caminho visitei Pula, na Istria. Adorei.
Edson Amorina Junior says:
Viagem maravilhosa! 😮 Que vontade que deu agora de voltar, realmente é uma das cidades mais bonitas da Europa, na verdade a Croácia como um todo e linda.
Carla Mota says:
Verdade, Edson. Viajar na Croácia é fantástico e visitar Dubrovnik é mesmo obrigatório.
Mariana Menezes says:
Dubrovnik é inesquecível! Estive nessa cidade em 2005, durante um cruzeiro pela Europa e sempre tive vontade de voltar e passar uns dias. Gostei da dica de hospedagem de vocês. O quarto é uma graça e a varanda deve mesmo ser ótima para aproveitar no fim do dia. As fotos estão lindas!
Carla Mota says:
Visitar Dubrovnik é mesmo obrigatório e aquele hotel foi um achado na cidade. É a vantagem de visitar Dubrovnik no Inverno.
Mariana Antunes says:
Não conhecia a cidade de Dubrovnik na Europa, realmente parece ser uma das mais bonitas! Seu relato está completíssimo, adorei. Parabéns pelas fotos, dá vontade de visitar o quanto antes!
Carla Mota says:
Obrigada, Mariana. Visitar Dubrovnik é mesmo maravilhoso porque a cidade é muito especial.
Luciana says:
Eu já tinha muita vontade de visitar Dubrovnik na Croácia, agora fiquei doida. Essa lista de lugares imperdíveis é boa demais. Acha que ir com um bebê de 2 anos é ok?
Carla Mota says:
Luciana, visitar Dubrovnikcom crianças é muito fácil. Não terá qualquer tipo de problema. Confiança.
Jessica Veneravel says:
Linda cidade! Fico sempre impressionada como essas construções conseguiram resistir ao tempo. E como boa fã de GOT tenho muuuuita vontade de conhecer de perto Dubrovnik.
Carla Mota says:
Visitar Dubrovnik vale mesmo a pena. É linda linda!
Nuno França Photography says:
Gostei muito do vosso guia!
Visitei em 2015, mas por uma breve paragem num cruzeiro que fiz, pelo que não deu para ver tudo ao detalhe. Mas, quando decidi o cruzeiro, tinha algumas “obrigações”: Veneza e Dubronik eram locais que queria visitar. Assim, foi relativamente fácil escolher e ter ambos na mesma viagem.
Também penso o mesmo, é para voltar novamente à Croácia e explorar este bonito país e, Dubrovnik merece uma visita com mais calma.
Deixo-vos o link para o meu post a falar do cruzeiro e, em particular, da passagem por Dubrovnik.
Abraço / Beijinho
Carla Mota says:
São escolhas. É sempre assim, ficam sempre coisas por ver e por fazer. Mas o que interessa é o que vimos e fizemos. Vou espreitar. Obrigada.
Tharsila Fernanda Santos Costa says:
Só devo dizer que fiquei embasbacada com a beleza desse lugar. Que visita incrível vocês fizeram. Com certeza já inclui na minha lista de lugares pra conhecer. Amei as dicas no post.
Carla Mota says:
Tharsila, Dubrovnik vale mesmo a pena conhecer. É uma cidade obrigatória a conhecer na Croácia.
Ruthia says:
Foi um Natal bem diferente, né? Tenho lido maravilhas acerca de Dubrovnik, mas graças às suas fotos consigo perceber porque dizem que é uma das cidades mais belas do mundo.
Carla Mota says:
Ruthia, Dubrovnik é mesmo uma das cidades mais bonitas do mundo. Lindo demais.
Angela C S Anna says:
acredita que não consegui botar essa cidade linda no meu roteiro na croácia? fiquei mais ao norte apenas , mas na próxima vou visitar com certeza
Carla Mota says:
Tem mesmo que visitar Dubrovnik e incluir em qualquer roteiro pela Croácia. Vale mesmo a pena.
Douglas says:
Oi Rui! Adorei o post, bem explicadinho. Quanto custa o teleférico de Dubrovnik, a Torre de Minceta e a Fortaleza Lovrijenak?
Um abraço!
Carla Mota says:
O teleférico custa 150 Kn e a visita às muralhas e fortaleza (a torre é lá dentro) custam outros 150 kn.
Eloah Cristina says:
Nunca fui para Croacia, mas fiquei apaixonada pelas fotografias desta matéria. Que lugar lindo e cheio de história. Preciso colocar no planejamento para ir conhecer um dia.
Carla Mota says:
Eloah, precisa mesmo. Dubrovnik é lindo demais e visitar a cidade de Dubrovnik é garantidamente visitar uma das cidades mais bonitas da Europa.